Notícias

Subsecretaria de Acessibilidade promove dinâmica inclusiva para educadores

25/03/2024 - 14:00

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão de Guarulhos promoveu na última sexta-feira (22) a dinâmica Dispa-se, do projeto Vivência – Conhecer para Acolher, para um grupo de 15 educadores da unidade Faccini do Senac Guarulhos, na instituição de ensino. A ação da Prefeitura busca refletir, quebrar paradigmas e mudar o comportamento como forma de combater o capacitismo e o bullying.

“Acredito firmemente que capacitar nossos professores é fundamental para construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo. Ao preparar os educadores para receber e apoiar alunos com deficiência garantimos que todos os estudantes tenham acesso às mesmas oportunidades de aprendizado, respeitando suas necessidades e potencializando suas capacidades. Ficamos muito felizes com instituições como o Senac, que se preocupam com a inclusão”, afirmou a subsecretária Mayara Maia.

Os participantes realizaram atividades de sensibilização e assistiram a vídeos com relatos de pessoas com deficiências em seus processos de alfabetização ou reabilitação, como o do professor da rede municipal de ensino Matheus Sandré Rodrigues, que é deficiente visual e foi assistido pelo projeto Práticas Educativas para a Inclusão Social (Peis), da própria subsecretaria.

Rodrigues destacou a importância da autonomia da pessoa com deficiência, a qual adquiriu durante as aulas de orientação e mobilidade e de Braille, dentro do Peis.

O projeto Vivência – Conhecer para Acolher é voltado a instituições de ensino (alunos e educadores) e empresas. Interessados devem entrar em contato pelos telefones (11) 2422-7376 ou 2414-3685.

 

Imagens: Divulgação/PMG

Portal Direitos Humanos Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever 3º Fórum Direitos Humanos feed