Páginas com Arquivos

Plano Municipal de Direitos Humanos

 

 

Lei nº 8054/2022 - Institui o Plano Municipal de Direitos Humanos

Baixe AQUI o Manual - Como Elaborar o Plano Municipal de DIreitos Humanos

 

Guarulhos é um dos poucos municípios no Brasil que possui um Plano de Direitos Humanos. 

 

Apesar de ser muito importante para o município ter um instrumento que integra as políticas públicas de garantia de direitos e apresenta diretrizes e caminhos para garantir dignidade à toda população, não há uma exigência nacional que obrigue os governos locais de instituírem planos municipais de direitos humanos.

 

O que é o Plano Municipal de Direitos Humanos de Guarulhos - PMDH?

O Plano Municipal de Direitos Humanos (Lei Municipal nº 8.054/2022) norteia as políticas públicas de direitos humanos em Guarulhos, tendo vigência de 2022-2031.

 Reúne ações que visam  garantir o acesso aos direitos fundamentais à coletividade,valorizando a diversidade, garantindo a inclusão social e econômica, a participação popular. 

Quais são os eixos temáticos do PMDH?

Sâo 6:

 

Como foi a construção participativa do PMDH?

Em dezembro de 2018, em alusão aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, os participantes do 1º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos, salientaram a necessidade de haver um Plano Municipal de Direitos Humanos.

 

 

 

 

 

 

 

Em 2019, houve um processo de construção coletiva que reuniu representantes da sociedade civil e do poder público na construção do Plano. No âmbito do Grupo Trabalho Técnico Intersetorial de Direitos Humanos, reunindo representantes da Prefeitura de Guarulhos discutiram o plano junto a diversas instâncias representativas da sociedade civil, tendo sido realizado um diagnóstico da situação dos direitos humanos na cidade. 

Houve a realização de 10 pré- Fóruns de Direitos Humanos por instâncias da sociedade civil e a Câmara Municipal de Guarulhos com o objetivo de divulgar e discutir a minuta do Plano de Direitos Humanos com vistas a qualificar as propostas para a consulta pública.

 

 

 

 

 

 

 

Em 10 de dezembro de 2019, foi realizada a consulta pública do Plano, durante o 2º Fórum de Direitos Humanos de Guarulhos. 

 

 

 

 

Em seguida as propostas apresentadas foram encaminhadas para alinhamento técnico pelo Poder Executivo, junto à OAB Guarulhos em 2020. Em meio ao período da pandemia, o Plano tramitou pelas Secretarias até 2022, ano em que ele foi enviado à Câmara Municipal de Guarulhos e aprovado por unanimidade em setembro de 2022, tornando-se a Lei Municipal nº 8.054/2022. 

 

Quais os próximos passos?

Implantar e monitorar o PMDH.

A implantação do PMDH depende da atuação e articulação de atividades realizadas pelas diversas secretarias da Prefeitura de Guarulhos, do governo Estadual e Federal, assim como da sociedade civil.

Para o monitoramento do PMDH em 2023 há o esforço do Grupo de Trabalho Técnico Intersetorial de Direitos Humanos de Guarulhos e do Observatório de Direitos Humanos de Guarulhos de criar indicadores de monitoramento.

 

Detalhes da construção do Plano Municipal de Direitos Humanos estão disponíveis no Manual a seguir:

 

Link para download: https://portaldireitoshumanos.guarulhos.sp.gov.br/sites/default/files/Manual%20vers%C3%A3o%20final%20%281%29.pdf

 

 

Link para visualização: https://mm.tt/app/map/2868795082?t=VLWLnh3svr

Portal Direitos Humanos Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever 3º Fórum Direitos Humanos feed