Centro de Referência em Direitos Humanos

O Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH) é um equipamento voltado para a oferta de serviços que visam garantir os direitos das populações historicamente discriminadas. Esse equipamento considera a necessidade de ampliar as ações que tem como base a cultura dos Direitos Humanos, como direitos adquiridos que devem ser assegurados plenamente na linha de dar condições para que as pessoas, em todas as fases da sua vida, possam estar resguardadas e desenvolver suas potencialidades humanas e sociais.

A partir de suas ações, pretende-se levar as pessoas a encontrarem projetos de vida, visões de mundo, além de praticar sociabilidades diferentes daquelas apontadas naturalmente pela vida cotidiana. Essas ações devem apontar valores e linguagens capazes de criar uma realidade marcada pela autoestima, pertencimento, dignidade e valorização individual e coletiva daqueles que têm seus direitos violados e marcados pela violência.

Com isso, o CRDH de Guarulhos foi criado considerando a necessidade de garantir direitos das diversas populações historicamente discriminadas, como imigrantes, refugiados, idosos, LGBT, negros, mulheres, pessoas com deficiência, dentre outras, com o objetivo de garantir seus direitos e visando à humanização, à emancipação do ser humano e a transformação social, construindo realidades mais justas e igualitárias para todos.

 

Objetivos

O objetivo geral do CRDH é mobilizar, em torno de uma unidade física, instituições governamentais, não-governamentais e particulares com o objetivo de orientar a população, gerar dados, monitorar indicadores, construir conhecimentos e desenvolver ações de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos de modo a efetivar o Programa Nacional de Direitos Humanos 3 – PNDH 3.

 

Como objetivos específicos, o CRDH pretende desenvolver as seguintes atividades:

- Acolhimento e orientação de imigrantes e refugiados, que cresce a cada dia;

- Disseminar Informações sobre direitos e serviços para a população em geral;

- Realizar atendimento de pessoas vítimas de violência (física e psicológica);

- Realizar palestras formativas e informativas sobre as temáticas tratadas na Secretaria de Direitos Humanos, tanto voltadas para a população em geral como para empresas e/ou grupos organizados e/ou multiplicadores);

- Realizar cursos para os públicos atendidos pela Secretaria de Direitos Humanos;

- Potencializar as ações desenvolvidas por entidades não-governamentais que tenham atuação direta com os públicos atendidos pela Secretaria de Direitos Humanos. Manter articulação e parcerias com entidades que desenvolvem trabalhos voltados para a garantia dos direitos e da dignidade humana;

- Formar redes compostas por ações desenvolvidas por órgãos públicos e sociedade civil (associações, movimentos, grupos, coletivos, etc.) na área de direitos humanos.

 

Folder - Centro de Referência em Direitos Humanos

 

Portal Direitos Humanos Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever 3º Fórum Direitos Humanos feed