Subsecretaria da Juventude

O que é

A Subsecretaria da Juventude de Guarulhos, integrante da Secretaria da Direitos Humanos, criada por intermédio da lei municipal 6.507/2009 como órgão institucional para fomentar e articular Políticas Públicas para a juventude, todos os indivíduos que tenham entre 15 e 29 anos de idade, atendendo as diretrizes previstas no Estatuto da Juventude e garantindo ao jovem o seu desenvolvimento integral, qualidade de vida, segurança e participação ativa na sociedade.

Contato

  • Telefone: (11) 2408-5604

  • Whatsapp: (11) 97197-5307

  • Instagram: juventudeguarulhos

 

Estatuto da juventude. Acesse AQUI!

ECA. Acesse AQUI!

 

Central do Voluntariado

Fundado em 05 de dezembro de 2009, a Central do Voluntariado de Guarulhos, integrante da Subsecretaria da Juventude é um programa da Prefeitura Municipal de Guarulhos, que visa conciliar e integrar as pessoas que desejam ser voluntárias e os órgãos e instituições que desejam receber esses voluntários.

Contato

 

Portal da Central de Voluntariado. Acesse AQUI

Feira do estudante

Com o objetivo de estimular a juventude da cidade em sua carreira acadêmicas e auxiliar na escolha de sua profissão, a Subsecretaria da Juventude realiza anualmente a Feira do Estudante. Durante o encontro, são realizadas palestras, workshops, oficinas, testes vocacionais, disponibilização de vagas de estágio, sala de profissões e muito mais.

 

 

Estagiando

O Programa “Estagiando” atua como uma porta de entrada do jovem estudante no mercado de trabalho. Todos os jovens de 16 a 29 anos que estejam cursando ensino médio, técnico ou superior podem enviar o currículo para o e-mail “estagiandojuventudegru@gmail.com, e, assim que recebido, a equipe da Subsecretaria da Juventude encaminhará o documento para empresas parceiras do programa que encontrarão a melhor vaga para seu perfil. Além disso, são realizados mutirões de vagas por toda a cidade de Guarulhos constantemente.

 

 

 

Amigo Estou Aqui

O Programa “Amigo Estou Aqui” realiza campanhas de prevenção à depressão e ao suicídio com uma palestra de conscientização dos principais sintomas e incentivo à procura de ajuda.

Em parceria com uma Instituição Privada do município o programa disponibiliza aos participantes atendimentos e acompanhamento psicológico, caso haja necessidade.

 

 

 

CJ na Escola

É um programa itinerante da Subsecretaria da Juventude, que leva até os estudantes do Ensino Médio, ações, atividades, cursos e palestras da Casa do Jovem, em parceria com instituições públicas e privadas, atendendo as necessidades e particularidades de cada Instituição.

Com base no 4º Relatório Analítico de Direitos Humanos, pesquisa realizada com 843 jovens do município de Guarulhos, foram identificados os assuntos que os jovens consideram mais importantes a serem desenvolvidos pelas instituições de ensino, assim, a Subsecretaria da Juventude busca adicionar ao projeto “CJ na Escola” atividades que atendam à essas demandas indicadas diretamente pela população.

 

 

 

Vota Juventude

O Projeto “Vota Juventude” tem como objetivo despertar a consciência política nos jovens eleitores da cidade. Durante a campanha é realizada uma simulação de eleições e uma breve palestra sobre cidadania e a importância do voto consciente

 

 

Graffiti é cidadania

O Programa Graffiti é Cidadania realiza oficinas de grafite com o objetivo de fomentar a cultura e arte urbana, geração de renda, expressão e reivindicação de seus direitos, além de, concomitantemente, revitalizar espaços públicos do Município de Guarulhos através da arte do grafite.

 

 

 

Juventude no parque

O projeto Juventude no Parque tem como objetivo incentivar a ocupação dos espaços públicos pela população jovem, oferecendo apresentações culturais, oficinas, serviços de saúde, esportes, entre outros projetos. O projeto ocorre por todas as regiões do Município de Guarulhos.

 

 

Cursos e Oficinas

A Subsecretaria da Juventude promove diversos cursos e oficinas para a formação dos jovens e complementação do tempo livre, realizados por todas as regiões do Município de Guarulhos.

 

 

4º Relatório Analítico de Indicadores de Direitos Humanos

Partindo do princípio que o jovem é um sujeito de direitos, este relatório compila dados e indicadores sobre os jovens de Guarulhos e apresenta o resultado do questionário Efeitos da pandemia do coronavírus na vida dos jovens de Guarulhos, produzido pelo Observatório de Direitos Humanos e aplicado aos jovens moradores do município, com vistas a subsidiar políticas públicas para esse público.

4º Relatório Analítico de Indicadores de Direitos Humanos

 

 

 

 

 

 

Portal Direitos Humanos Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever 3º Fórum Direitos Humanos feed