Notícias

Prêmio Boas Práticas Igualdade Racial contempla representantes de diferentes setores

25/10/2023 - 07:45

Um público de 300 pessoas participou no último domingo (22) da entrega da 1ª edição do prêmio Boas Práticas Igualdade Racial a 14 representantes de diversas áreas, em reconhecimento a ações e projetos que combatem desigualdades, celebram a diversidade cultural e promovem uma sociedade antirracista e socialmente justa. Realizada pela Prefeitura de Guarulhos no Teatro Adamastor, a cerimônia abriu a programação do Novembro Negro GRU, cujas atividades ao longo do próximo mês buscam refletir sobre o racismo e a promoção da igualdade racial.

A premiação foi idealizada em 2023 pela Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR), integrante da Secretaria de Direitos Humanos, com a finalidade de reconhecer e laurear pessoas, iniciativas e empresas que têm um impacto significativo sobre a pauta racial nos segmentos cultural e artístico, liderança religiosa, político, defesa e garantia de direitos, empresarial, instituições públicas, entre outros.

O reconhecimento público da atuação de organizações sociais, coletivos negros, pessoas físicas e instituições públicas e privadas em prol de ações afirmativas foi destacado pela subsecretária da Igualdade Racial, Andreia de Andrade. “Abrir o Novembro Negro GRU com a premiação de boas práticas em igualdade racial é de extrema importância para nós e demonstra que nossa jornada no combate ao racismo, à xenofobia e à intolerância religiosa tem muito impacto na vida do guarulhense.”
De acordo com a gestora, nos últimos anos a SIR teve a atuação fortalecida agindo como ponto de apoio para diversas instituições. “Nosso compromisso com a entrega dessa premiação comprova que estamos no rumo certo”, completou Andreia.

A solenidade contou ainda com apresentação musical da cantora Carolina Frade, do grupo guarulhense Afoxé Omo Oya, da Liga Guarulhense de Capoeira e do ritual sagrado do Toré, feito por indígenas residentes no município.

Laureados

1. Iyálorixá Cláudia de Oyá - psicóloga, educadora social, professora e palestrante que atua no Ilê Asé Alaketu Ifá Omo Oyá, considerado um dos ilês mais antigos de Guarulhos, localizado no Parque Jurema.
2. Programa Lixo Zero, da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Guarulhos, representado pelo secretário da pasta, Rodnei Otávio Minelli.
3. Carla Rafaela Donegá - médica da equipe de saúde indígena do município de Guarulhos e integrante do Ambulatório dos Povos Indígenas e Projeto Xingu/ UNIFESP.
4. Saber Soluções Educacionais - detentora das editoras Saraiva, Ática e Scipione e doadora de exemplares de literatura ao Centro de Referência de Promoção da Igualdade Racial, no Pimentas – na pessoa do consultor comercial, Ericles Freitas.
5. Lucia Makena - professora e arte-educadora, assessora de imprensa da rapper MC Soffia e criadora das famosas bonecas Makena, que trabalha a desconstrução de padrões estéticos.
6. OAB Subseção Guarulhos - presidente Abner Vidal
7. Ossanna Chememian Tolmajian - mestre em direito do estado, especialista em direito penal, professora e coordenadora da Faculdade de Direito da FIG - Unimesp.
8. Sandra Santos - pedagoga, professora, advogada e pós-graduada em políticas públicas, história, sociedade e cultura.
9. Anderson Guimarães - atuou como subsecretário da Secretaria de Direitos Humanos na implementação de políticas de igualdade racial da Prefeitura de Guarulhos.
10. Liga Guarulhense de Capoeira - entidade que representa os grupos e associações de capoeira em Guarulhos, Arujá, Santa Isabel, Itaquaquecetuba e Mairiporã, representada por Wescley Tinoco.
11. Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana pela campanha Aqui o racismo não vira, nos abrigos de pontos de ônibus na cidade, representada pelo secretário da pasta, Luigi Lazzuri Neto.
12. Vera Silva – assistente social na Prefeitura de Guarulhos por mais 15 anos, pela expressiva atuação nas pastas da Mulher e da Igualdade Racial.
13. Trupe Ortaética de Teatro Comunitário – há 20 anos ininterruptos promovendo a democratização do acesso ao teatro em pesquisas sobre os diretos humanos, representada por Tiago Ortaet.
14. Programa Faculdade Guarulhos - ação da administração municipal que oferece bolsas de estudos integrais à população em situação de vulnerabilidade social.

Fotos: Divulgação / PMG

Portal Direitos Humanos Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever 3º Fórum Direitos Humanos feed