Notícias

Guarulhos garante gratuidade na tarifa de ônibus aos candidatos do Enem 2023

26/10/2023 - 18:00

O prefeito Guti anunciou nesta quinta-feira (26), em suas redes sociais, que a cidade de Guarulhos irá disponibilizar das 9h às 13h e das 16h30 às 22h ônibus municipais gratuitos para os estudantes que forem prestar o Enem 2023 nos dias 5 e 12 de novembro a fim de estimular o comparecimento às provas. Para garantir o acesso livre bastará ao candidato apresentar o comprovante de sua inscrição na prova e um documento oficial com foto.

Denominada "Ônibus Livre Enem", a estratégia foi desenvolvida pela Prefeitura ao considerar as causas para abstenção dos dias de prova, que incluem a carência de verba e a dificuldade de locomoção dos estudantes, que muitas vezes são encaminhados a prestar o Enem em áreas afastadas de suas residências. “Nós queremos ver nossos jovens ascenderem e estamos na torcida por eles”, incentivou o prefeito.

Um dos principais índices estudados para a criação do projeto foi a participação de jovens no Enem em 2021, ano de retomada das provas presenciais após a pandemia. Naquela edição, 53% dos estudantes guarulhenses que se candidataram ao exame pediram a isenção da taxa de inscrição de 85 reais.

“Nosso ganho principal com essa ação é inserir o jovem em situação de vulnerabilidade social na carreira estudantil. Sabemos que para eles é mais do que uma vaga, mas sim a realização de um sonho e a oportunidade de mudarem suas vidas e a de suas famílias”, pontuou o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

 

Foto: Divulgação

Portal Direitos Humanos Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever 3º Fórum Direitos Humanos feed