Formação para profissionais da saúde de Guarulhos aborda a promoção da equidade

08/11/2023 - 15:45

Uma turma com mais de 30 profissionais da Secretaria da Saúde de Guarulhos participou nesta quarta-feira (8) da formação “Importância do quesito raça/cor na promoção da equidade”, promovida pela Prefeitura na Escola SUS, no Macedo. A ação da Subsecretaria da Igualdade Racial (SIR) faz parte da programação do Novembro Negro GRU 2023 - o calendário de eventos que visam a refletir sobre o racismo.

A partir da contextualização histórica sobre o racismo no país, a equipe do núcleo técnico da SIR desenvolveu o tema abordando as populações indígena, negra e de migrantes, o racismo estrutural e o institucional e o Guia para Coleta do Quesito Raça/Cor, lançado pela administração municipal no ano passado para orientar os servidores no preenchimento correto de formulários usados nos seus diversos serviços.

O quesito raça/cor é uma ferramenta que permite a formulação, o planejamento e o monitoramento de políticas públicas dentro do princípio da equidade para efetivar a justiça social no país. “A formação é de extrema importância porque irá reforçar a adequada coleta a partir das cinco categorias do IBGE: preta, parda, branca, amarela e indígena, formando a categoria negros como a somatória de pretos e pardos”, explicou a socióloga da subsecretaria, Elisa Castro.

A coleta será também usada avaliar as desigualdades raciais que permeiam as dinâmicas sociais e que devem ser dirimidas pela ação do poder público, segundo a socióloga.

O racismo estrutural como fator desencadeante de violências foi lembrado pela assistente social Gilmara Azenha, que atua no apoio técnico da Rede de Atenção às Urgências e Emergências da Secretaria da Saúde. “Temos que ter um olhar para a população negra que é alvo de violências. Já existe uma política de saúde voltada a esse segmento, mas devemos ter sensibilidade para reconhecer que essa população é mais vulnerável e enfrentar essas violências, garantindo o cuidado integral e integrado”, disse Gilmara.

Novembro Negro

Novembro Negro prossegue ao longo do mês com diversas atividades, como festival de capoeira, visitas culturais monitoradas, rodas de conversa, entre outras. No dia 20 de novembro ocorrerá a 18ª Marcha da Consciência Negra e a partir das 9h haverá a concentração no Marco da Consciência Negra (confluência das ruas Lucila, Anita Guastini Eiras e Arminda de Lima - próximo à praça dos Estudantes, no Centro). De lá as pessoas caminharão por vias e pontos históricos de presença negra na região central.

Imagens: Marcio Lino/PMG

08/11/2023

Portal Direitos Humanos Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever 3º Fórum Direitos Humanos feed