Notícias

Campanha para vestir azul na terça-feira celebra o Dia Mundial do Autismo

27/03/2024 - 14:15

Em comemoração ao Dia Mundial do Autismo, celebrado na próxima terça-feira (2), a Prefeitura de Guarulhos lança uma campanha para que a população se vista com uma peça de roupa na cor azul nessa data. A iniciativa é da Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão e visa a sensibilizar a sociedade sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e promover a inclusão social.

“Vestir azul no Dia Mundial do Autismo é mais do que um gesto simbólico, é um ato de conscientização e inclusão. Cada peça de roupa azul usada nesse dia reflete nosso compromisso coletivo de reconhecer e apoiar as pessoas com TEA em nossa comunidade. Ao nos unirmos nesta causa estamos não apenas aumentando a conscientização, mas também promovendo um ambiente de aceitação e equidade, em que todos possam se sentir compreendidos, valorizados e inclusos”, afirmou a subsecretária de Acessibilidade e Inclusão, Mayara Maia.

A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) como forma de chamar a atenção sobre o TEA. Entender melhor esse transtorno é fundamental para combater o preconceito e a discriminação que cercam as pessoas com autismo, as quais possuem somente uma forma diferente de agir e encarar o mundo.

De acordo com a Organização Pan-Americana de Saúde, uma em cada 160 crianças possui TEA. Estima-se que mais de 70 milhões de pessoas no mundo tenham autismo, segundo a ONU.

 

Carteira de Identificação Ciptea

 

Desde 2002 a Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão emite gratuitamente a Carteira de Identificação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), que visa a garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A Ciptea deve ser solicitada na subsecretaria (rua Alberto Hinoto Bento, 49, Macedo), das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2414-3685.

 

Arte: Comunicação/PMG

Portal Direitos Humanos Newsletter

Mantenha-se informado sobre as nossas novidades!

Subscrever 3º Fórum Direitos Humanos feed